BEM VINDO AO GRATO - ABC

A importância dos cuidados com a boca e com os dentes no tratamento do câncer

O câncer é uma doença em que há o crescimento anormal de algumas células (células malignas) num determinado local (um órgão) ou de maneira espalhada por outras partes do corpo. Para acabar com essas células anormais, são indicados alguns tratamentos médicos, como a cirurgia, a quimioterapia (QT) e a radioterapia (RT).

Independentemente do tipo de câncer, os efeitos da quimioterapia e da radioterapia são tóxicos também à boca e aos dentes, porque destroem algumas células de defesa do corpo. Podem causar inflamação bucal (mucosite), nos lábios, bochecha, língua e céu da boca (palato). Além disso, podem aumentar o risco para o aparecimento de cáries, gengivite, secura da boca, alteração do sabor (paladar) e infecções oportunistas, como candidíase e herpes.

Antes de iniciar a QT ou a RT, é importante que o paciente consulte um dentista com conhecimento em oncologia (câncer), pois este profissional saberá, através de exames de imagem e laboratoriais (exame de sangue), como e quando deverá ser realizado o tratamento odontológico.

Geralmente, no tratamento dentário inicial, é realizada a prevenção odontológica com limpeza dental, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal sobre o tipo de escova – que deve ter cerdas extramacias –, creme dental com flúor, uso cuidadoso do fio dental e enxaguatórios bucais específicos, que ajudam durante o tratamento. Também é necessário remover da boca todos os focos de infecções (cáries) por meio de restaurações e da remoção dos dentes em estado ruim, sem possibilidade de tratamento.

Durante as sessões QT e RT, infecções bucais como aftas e mucosites podem aparecer e piorar devido à baixa defesa do organismo. Por isso, o paciente deve ter acompanhamento com o dentista, a fim de evitar e tratar esses efeitos colaterais. São indicadas neste período sessões de laserterapia diárias ou semanais, como forma de prevenção e tratamento das feridas na boca, acelerando a cicatrização, diminuindo a dor e o aparecimento de novas lesões.

Mantida a saúde da boca e dos dentes, o paciente conseguirá se alimentar normalmente e evitará internações, assim como interrupções no tratamento oncológico.

Mesmo com o passar dos anos, após o término do tratamento do câncer, podem ocorrer efeitos tardios na boca, como o aparecimento de cáries, infecções por fungos, bactérias e vírus, dores na face, alteração no sabor dos alimentos e boca seca. Em crianças, ainda pode ocorrer alteração na formação do crânio, face, dentes decíduos (dentes de leite) e dentes permanentes.

Além do médico, enfermeiro, farmacêutico e psicólogo, é muito importante que o paciente faça acompanhamento com o dentista antes, durante e após a quimioterapia e a radioterapia. Dessa forma, poderá prevenir e tratar complicações bucais, além de melhorar a qualidade de vida.


Dra. Renata Rodrigues Mergulhão
é odontopediatra do Ambulatório Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC

gratoabc

VIEW ALL POSTS

VAMOS MANTER CONTATO?

Insira seu melhor email que vamos te informando sobra as novidades